Ontem, dia 31 de maio de 2010, estava marcada uma ação de marketing que, até o momento de sua realização às 14h, tinha tudo para ser uma das mais brilhantes do ano… Uma chuva de Twix.
Baseado em um fenômeno chamado de “Fafrotskies” – chuva de objetos que realmente acontece – a Twix lançou em Abril um site onde um suposto arqueólogo, chamado Nicolau Lourenço Ribztein Pinto, afirmava o seguinte:
“Olá! As primeiras informações sobre a Chuva de Twix já estão disponíveis. A história, fatos e descobertas. Entenda este incrível fenômeno! Reunirei os demais registros que tenho e os colocarei na internet. Novidades serão acrescentadas a todo o momento. Acompanhe as discussões e dê sua opinião. Conto com a sua ajuda para desvendar esse enigma!”
No site era possível ainda conferir algumas imagens (manipuladas é claro) que confirmavam a ocorrência da “chuva de Twix” durante vários períodos da história. Tudo muito misterioso, até que divulgaram a data e o local da tal chuva.
A ação cresceu. Foi divulgada através das mídias sociais de maneira extensiva e conseguiu alcançar um grande público. Confira abaixo, o último vídeo do site www.chuvadetwix.com.br, onde o tal Nicolau diz ter desvendado o mistério:
Mas, tudo que parecia correr bem e seria um sucesso de divulgação tornou-se um “fiasco”. Pouco tempo depois das 14h do dia 30, já estavam na internet vídeos do evento e diversos comentários negativos sobre a marca.
Conforme se pode observar em diversas filmagens, muita gente ficou fora do espaço onde houve, o que os internautas chamaram de, “o chuvisco” de Twix. Mesmo quem ficou dentro da área restrita, reclamou que havia mais papel laminado do que chocolates.
Um dos primeiros erros foi o fato dos chocolates arremessados do chão. Talvez possa ter havido falha do mecanismo de disparo. Mas será que não havia um plano B? Os próprios papéis picados tornaram-se um ponto negativo, pois sujaram as ruas e foram criticados pelas pessoas que lá estiveram.
O resultado da campanha é um grande boca-a-boca negativo, divulgado através de vídeos na internet e milhares de participantes. Em um deles é possível ouvir a multidão gritando “Choquito! Choquito!” e, até mesmo, alguns “palavrões”.
Nos comentários do Twitter tem gente que afirma que nunca mais vai comprar o chocolate da marca Twix. O Trending Toppic que era #chuvadetwix tornou-se rapidamente “#porratwix”.
Filmagem de quem estava dentro da área da “chuva”:
Compilação de diversos depoimentos:
Vídeo que mostra em detalhes os canhões de papel picado funcionando:
Em uma nota da assessoria de imprensa Mars Brasil // Chuva de Twix ao “Blog Coma Com os Olhos” foi dito o seguinte:
“Caros amigos,
Depois de muita espera, enfim, aconteceu a Chuva de TWIX®. Durante 2 minutos, choveu cerca de 16 mil chocolates, que fizeram a alegria das mais de 2 mil pessoas que participaram do evento.
Recebemos um público muito maior que o estimado e, para garantir a segurança de todos, tivemos que optar por restringir o acesso à área da chuva. Com isto, certamente também tiramos um aprendizado valioso de toda essa ação.
Logo após o evento, a equipe de limpeza iniciou os seus trabalhos, garantindo a remoção de todos os chocolates e papéis picados no local e proximidades.
Agradecemos a presença e o entusiasmo de todos e nos desculpamos aos que não puderam fazer parte desta festa, pois sabemos do carinho e atenção com a nossa marca. Reforçamos que estaremos sempre próximos ao público oferecendo novas ações.
Assessoria de Imprensa Mars Brasil”
E agora fica a pergunta. Você acha que essa ação deu certo? Dê a sua opinião através de comentários aqui mesmo, no blog da Beta.
Fontes:
[…] as campanhas que são criadas via Twitter, Facebook e até o Orkut. Apesar de alguns #fail, como a Chuva de Twix, o trabalho dos analistas de mídias sociais mostra que, se houver planejamento e uma boa idéia […]
É o mal do brasileiro “de graça até ingeção na testa”
o povo escuta falar, chuva de twix e pronto! vão lá querendo pegar 100 pra levar pra casa e comer a semana inteira! é logico q o envento nao foi 100% sucesso, mas é melhor deixar a multidão de fora, do que deixar entrar todos e acontecer uma tragédia. E a organização falhou em alguns aspectos, mas creio q um helicoptero nao é uma boa idéia em uma cidade como sao paulo, com muitos prédios, transito, etc.. o risco de acidente ia ser de 90%… bom… falhas e acertos, a agencia responsável pelo evento aprendeu, e para um próximo evento com crtz irá melhorar. Parabéns a equipe!
[…] as campanhas que são criadas via Twitter, Facebook e até o Orkut. Apesar de alguns #fail, como a Chuva de Twix, o trabalho dos analistas de mídias sociais mostra que, se houver planejamento e uma boa idéia […]
Faltou organização quanto à logística da ação. Uma pena, pois o efeito poderia ser totalmente outro.
Mas não dá pra sair falando mal, afinal, esse é o risco que se corre quando se quer inovar. Por isso se diz que, em muitas coisas, a publicidade é 50% pesquisa, estudo e suor, e 50% risco.
Fica a amarga lição pra quem organizou a ação e o aviso pra quem pretende fazer algo inovador: Nunca é demais estudar e planejar!!!
Abraços.
nao deu certo. eles criaram uma ação no intuito de gerar um buzz nao só antes, mas principalemnte depois. porém o tiro saiu pela culatra, ao invés de falarem bem, falaram mal.
mas o pior mesmo é que depois desta merda, nao assumiram o ero, nao pediram desculpas decentes. alem do mais divulgaram ontem de tarde vários dados errados de quantidade de chocolates e pessoas. perderam a credibilidade na internet, pelo menos por agora.
Se a Twix resolver fazer outra ação de mkt vai ser dificil emplacar. FATO!
#putafaltadetwix
@litah