Ontem, dia 31 de maio de 2010, estava marcada uma ação de marketing que, até o momento de sua realização às 14h, tinha tudo para ser uma das mais brilhantes do ano… Uma chuva de Twix.

Baseado em um fenômeno chamado de “Fafrotskies” – chuva de objetos que realmente acontece – a Twix lançou em Abril um site onde um suposto arqueólogo, chamado Nicolau Lourenço Ribztein Pinto, afirmava o seguinte:

“Olá! As primeiras informações sobre a Chuva de Twix já estão disponíveis. A história, fatos e descobertas. Entenda este incrível fenômeno! Reunirei os demais registros que tenho e os colocarei na internet. Novidades serão acrescentadas a todo o momento. Acompanhe as discussões e dê sua opinião. Conto com a sua ajuda para desvendar esse enigma!”

No site era possível ainda conferir algumas imagens (manipuladas é claro) que confirmavam a ocorrência da “chuva de Twix” durante vários períodos da história. Tudo muito misterioso, até que divulgaram a data e o local da tal chuva.
A ação cresceu. Foi divulgada através das mídias sociais de maneira extensiva e conseguiu alcançar um grande público. Confira abaixo, o último vídeo do site www.chuvadetwix.com.br, onde o tal Nicolau diz ter desvendado o mistério:

Mas, tudo que parecia correr bem e seria um sucesso de divulgação tornou-se um “fiasco”. Pouco tempo depois das 14h do dia 30, já estavam na internet vídeos do evento e diversos comentários negativos sobre a marca.

Conforme se pode observar em diversas filmagens, muita gente ficou fora do espaço onde houve, o que os internautas chamaram de, “o chuvisco” de Twix. Mesmo quem ficou dentro da área restrita, reclamou que havia mais papel laminado do que chocolates.

Um dos primeiros erros foi o fato dos chocolates arremessados do chão. Talvez possa ter havido falha do mecanismo de disparo. Mas será que não havia um plano B? Os próprios papéis picados tornaram-se um ponto negativo, pois sujaram as ruas e foram criticados pelas pessoas que lá estiveram.

O resultado da campanha é um grande boca-a-boca negativo, divulgado através de vídeos na internet e milhares de participantes. Em um deles é possível ouvir a multidão gritando “Choquito! Choquito!” e, até mesmo, alguns “palavrões”.

Nos comentários do Twitter tem gente que afirma que nunca mais vai comprar o chocolate da marca Twix. O Trending Toppic que era #chuvadetwix tornou-se rapidamente “#porratwix”.

Filmagem de quem estava dentro da área da “chuva”:

Compilação de diversos depoimentos:

Vídeo que mostra em detalhes os canhões de papel picado funcionando:

Em uma nota da assessoria de imprensa Mars Brasil // Chuva de Twix ao “Blog Coma Com os Olhos” foi dito o seguinte:

Caros amigos,

Depois de muita espera, enfim, aconteceu a Chuva de TWIX®. Durante 2 minutos, choveu cerca de 16 mil chocolates, que fizeram a alegria das mais de 2 mil pessoas que participaram do evento.
Recebemos um público muito maior que o estimado e, para garantir a segurança de todos, tivemos que optar por restringir o acesso à área da chuva. Com isto, certamente também tiramos um aprendizado valioso de toda essa ação.

Logo após o evento, a equipe de limpeza iniciou os seus trabalhos, garantindo a remoção de todos os chocolates e papéis picados no local e proximidades.

Agradecemos a presença e o entusiasmo de todos e nos desculpamos aos que não puderam fazer parte desta festa, pois sabemos do carinho e atenção com a nossa marca. Reforçamos que estaremos sempre próximos ao público oferecendo novas ações.

Assessoria de Imprensa Mars Brasil

E agora fica a pergunta. Você acha que essa ação deu certo? Dê a sua opinião através de comentários aqui mesmo, no blog da Beta.

Fontes:

www.chuvadetwix.com.br

Blog Coma Com os Olhos

Ale Mazzarioli